A posição solar em apartamentos tem sido vista como uma peça-chave na hora de selecionar o melhor empreendimento para comprar e alugar. Quem está bem antenado com a importância do sol em uma moradia, sabe bem do que estamos falando.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre o tema e quer saber mais sobre a importância dessa posição solar, acompanhe este nosso conteúdo. Vamos lhe mostrar porque o sol pode valorizar tanto um imóvel e quais são os fatores envolvidos na avaliação do mesmo. Acompanhe-nos.
Posição solar em apartamentos: entenda a importância e o que avaliar
Abaixo listamos 7 pontos importantes que você deve ter em mente para compreender por que a posição solar em apartamentos é tão valorizada. Veja:
1- A orientação solar pode impedir a proliferação de fungos e mofo
O raio de sol entrando no apartamento pode impedir que determinados cômodos mais úmidos, como cozinha, lavanderia e banheiro, sofram com fungos e mofo. Até mesmo o quarto necessita dessa entrada de luz do dia para impedir que o guarda-roupa acabe ficando mofado e manchado.
Vale ressaltar que, nesses casos, os danos materiais vão além da estética, uma vez que o mofo e a umidade em excesso podem deteriorar os móveis, as roupas e demais itens dentro de um lar.
2- A posição do sol deve ser considerada para a lavagem de roupas
Quem mora em apartamento pode ter mais dificuldade para lavar e secar as roupas naturalmente. Assim, ficam dependentes das eternas secadoras, consumindo altos níveis de energia elétrica e degradando o meio ambiente.
Em contrapartida, com uma posição solar adequada é possível secar as roupas de maneira natural, consumindo menos energia e garantindo aquele cheirinho agradável nas peças secadas ao sol.
3- A luz natural é imprescindível para a saúde
A luz natural também impacta em nossa disposição e bem-estar. Não é à toa que dizemos que um dia está “cinza” quando estamos mais tristes e chateados com algo.
Portanto, ter esse contato com a luz que entra pelas janelas é uma forma de se sentir mais animado para as mais diversas atividades do dia a dia.
E para além disso, temos ainda as questões relacionadas à saúde física: precisamos do sol para que a síntese de vitamina D aconteça em nosso corpo. E essa vitamina é muito importante para a nossa disposição para o dia a dia.
4- Ter contato com a luz solar ao longo do dia aumenta a produtividade e o foco
O nosso corpo funciona de acordo com o nosso relógio biológico. Esse relógio é, de maneira geral, regulado pelo contato com a luz do dia e a escuridão da noite. Por isso que sentimos sono de noite e ficamos mais ativos durante o dia.
Dessa maneira, quando a posição solar em apartamentos é mais privilegiada, é possível ter esse contato com a luz natural de uma forma mais expressiva. Logo, nosso cérebro compreende que é o momento de manter-se ativo e focado, o que faz com que tenhamos um dia muito mais produtivo e rentável.
Especialmente para quem aderiu ao home office sabe o quanto a produtividade em casa é importante, não é mesmo?
5- O sol faz bem para os pets que vivem em apartamentos
Quem pensa que a posição solar em apartamentos é importante apenas para nós, seres humanos, está enganado!
O sol também é imprescindível para o bem-estar e saúde dos pets. É por meio do sol que eles regulam o sono, proporcionam a síntese de vitaminas importantes, e assim por diante.
Por isso, se você tem um pet que mora no seu apartamento, priorize um local que ele possa ter esse contato com a luz do dia, todos os dias.
6- O ar fica mais saudável para quem é alérgico
Quem sofre de alergias respiratórias sabe o quanto um ambiente com má circulação de ar e sem entrada de luz natural pode ficar muito desconfortável. Os fungos e as bactérias que se proliferam na falta de luz do sol podem causar muita alergia, espirros, secreção, etc.
Portanto, se você é alérgico ou alguém na sua família é, certamente deverá levar em consideração a posição solar em apartamentos na hora de escolher um novo imóvel.
7- Você pode economizar energia elétrica
Por fim, e igualmente importante, a economia no consumo de energia elétrica também é um fator-chave na hora de escolher um novo lar. Com a entrada qualificada de luz solar a tendência é que se gaste cada vez menos energia elétrica, ao menos no que diz respeito à iluminação interna do apartamento.
Bastará abrir as cortinas e permitir que toda a claridade natural seja capaz de proporcionar um ambiente bem aconchegante e receptivo para todos.
O que avaliar na posição solar em apartamentos?
Até aqui você já pôde compreender a real importância da posição solar em apartamentos e por que ela é levada tão a sério na hora de avaliar um imóvel. Mas, como avaliar a posição? Como isso deve ser feito para garantir que a escolha seja a mais assertiva?
Bem, além de considerar os dados que a própria imobiliária possa passar para você, é necessário compreender a posição do apartamento, tendo em mente a disposição das faces do imóvel, onde:
- Face Norte: recebe mais sol ao longo do dia.
- Leste: recebe o sol de manhã com raios não tão intensos.
- Face Oeste: recebe o sol da tarde e tende a ser mais quente.
- Sul: recebe menor quantidade de raios solares.
Observe qual a posição norte do apartamento e veja onde estarão as outras faces. Assim você poderá avaliar a vizinhança, quantidade de empreendimentos em volta e, a partir disso, ter uma melhor visão sobre a posição do sol e possibilidade de sombra de outros prédios e construções.
Além disso, vale visitar o apartamento em ao menos 3 horários diferentes, para ter uma visão ainda mais assertiva de como será a distribuição de luz do sol ao longo do dia.